- Newsletter Cabeça de Tempo
- Posts
- Intoxicação por suplementos, ferrovia de integração e a vida de um legionário
Intoxicação por suplementos, ferrovia de integração e a vida de um legionário
Newsletter Cabeça de Tempo - Edição #1

Boas-vindas!
Essa é a newsletter mensal Cabeça de Tempo - um produto de jornalismo independente, com reportagens de fôlego. Somos 3 amigas sediadas em Salvador, Bahia, que se uniram em torno do compromisso com o slow content e da liberdade de escrever sobre diversos temas, nos mais variados gêneros textuais do jornalismo.
Esta é a primeira edição. Se você está recebendo, é porque faz parte de um grupo seleto de pessoas! Estamos abertas a críticas, elogios e comentários, através do e-mail [email protected].
Você também encontra nossos textos no site cabecadetempo.com.br.
Esperamos que gostem!
Abraços,
Júlia, Lídice e Roberta.
Infraestrutura
FIOL: Os trilhos que reposicionam o Brasil no cenário global

Foto: Bahia Econômica
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) não é apenas uma obra de infraestrutura — é uma estratégia geopolítica que reposiciona o Brasil no ambiente de disputas internacionais por rotas comerciais, poder logístico e influência continental. O projeto pode transformar o país em um elo comercial estratégico entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Originalmente projetada para conectar o Porto Sul, em Ilhéus, no litoral sul da Bahia, à Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis, no Tocantins, a ferrovia é um dos maiores empreendimentos de infraestrutura logística em andamento no Brasil.
Saúde
Do feed ao fígado: o risco invisível de ervas e cápsulas milagrosas

Marcela ficou internada 10 dias e quase precisou de transplante de fígado depois de usar, por 5 dias, um fitoterápico a base de produtos naturais, para perda de peso. Thaise precisou suspender o fitoterápico que usava para retenção de líquido e os shots com cúrcuma, após detectar alterações nas enzimas do fígado em exames de sangue. Os casos dessas duas mulheres, acompanhadas no Hospital das Clínicas, em Salvador, são mais comuns do que se imagina.
Na reportagem, o médico Raymundo Paraná fala sobre o impacto da intoxicação por ervas e suplementos alimentares na saúde pública, os desafios para diagnóstico e a influência das redes sociais no aumento de casos e na movimentação do mercado bilionário de produtos, que na maioria das vezes não possuem evidências científicas de que funcionam nem de que são seguros.
Perfil
A vida gigante de Maloca

Foto: Ricardo Prado
A altura de 1,99m, a elegância de um lord e a vestimenta diferenciada, que irradia simpatia e esconde mistérios, chamam a atenção de quem passa por Israel Batista da Conceição, conhecido como Maloca, na movimentada Praça Brigadeiro Faria Rocha, no Rio Vermelho.
Sobrevivente da ditadura militar e de missões de paz na Europa, ele se define como um legionário. “Como tudo na vida, as coisas têm um lado bom e um lado ruim. E eu me esqueço do ruim, não estou nem aí para o ruim. O bom que é o interessante”, declara.